A Organização Nacional pela Valorização da Engenharia, Arquitetura e Agronomia- OEAA, é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público- OSCIP, não governamental, com abrangência estadual e nacional. Trata-se de um poderoso instrumento que vem representar, politicamente , os profissionais da Engenharia, Arquitetura e Agronomia em todas instâncias do poder público e privado.
segunda-feira, 15 de dezembro de 2008
sábado, 13 de dezembro de 2008
I Concurso de Redação do Crea-Jovem marca comemoração do Dia do Engenheiro e do Arquiteto.
Idealizado pelo novo presidente do Crea-DF, Francisco Machado, o concurso marca o começo da participação jovens em sua gestão que inicia no dia 2 de janeiro de 2009. "Para nós a juventude é a alavancagem do Sistema Crea/Confea. Porque a energia cinética está com eles, já a energia potencial está com os veteranos. Temos que juntar a energia potencial com a energia cinética. É a juventude que vai oxigenar o Sistema", explicou.
Para Hélio Gomes, presidente do Crea-Jovem , com a posse do novo presidente do Crea-DF os jovens terão acesso as decisões da entidade. "Eu vejo hoje como um tempo de celebração da perspectiva de uma nova gestão que já sinaliza para uma aproximação da instituição Crea com os jovens da área de tecnologia", afirmou.
Segundo Gomes, atualmente, o Crea-Jovem já conta com mais de 400 fichas de inscrição e uma diretoria composta por 20 jovens.
Premiação
Universitário do 7º semestre do curso de Engenharia Civil, Thiago D. Alvarenga Camelo, 21 anos, foi o vencedor do I Concurso de Redação organizado pelo Crea-Jovem. Com título "Herói Anômino", a redação do estudante descreve o que é ser engenheiro.
"Ser engenheiro é realizar sonhos", escreveu Camelo. Sonhos que são concretizados, mas que, infelizmente, não reconhecem o papel do profissional engenheiro. "Responsável por obras gigantescas e importantes, o engenheiro, muitas vezes, não tem o devido reconhecimento da sociedade ou até mesmo dos órgãos competentes de engenharia", destacou durante o evento de premiação.
Ele ressaltou ainda a importância da criação do Crea-Jovem. "Estando mais próximo do Crea, a gente aprende melhor, isso é importante para a formação do engenheiro, principalmente, no mercado de trabalho". O estudante recebeu um notebook como prêmio.
Fotógrafo Erivelton Viana.
quinta-feira, 11 de dezembro de 2008
Novo presidente do Crea-DF quer participação dos profissionais e da sociedade.
Segundo ele, mesmo a categoria sendo responsável pelas obras do país, a população não reconhece o papel desses profissionais na sociedade. "Nós temos 40 mil profissionais no DF, apenas 20 mil registrados, 11 mil estão em dia, nove mil estão inadimplentes, e 1200 vieram votar. Os profissionais estão fora do Sistema", afirmou, referindo-se à eleição do Conselho Regional.
Para Machado, por ser uma autarquia pública, além de fiscalizar, o Crea-DF deve voltar seus empreendimentos à sociedade. "Eu construirei meu projeto em cima de cinco pilares: ética, juventude, ensino, profissionais e sociedade", destacou.
Ele informou ainda que a partir do dia 2 de janeiro, a entidade deve funcionar de 8h às 18h para atendimento ao público. "Queremos modernizar e desburocratizar as atividades do Crea. A argamassa da minha gestão será trabalho; qualidade, com gestão administrativa de excelência; e economia, com planejamento e controle".
Participaram da solenidade de posse, o deputado distrital e o presidente da Frente Parlamentar pela Engenharia do DF, arquiteto Roney Nemer; o deputado distrital Chico Leite; o presidente do Clube de Engenharia de Brasileira (Cenb) e da Federação Brasileira das Associações de Engenheiros (Febrae), Carlos Roberto Moura; o presidente da Mútua, Ângelo da Costa Neto; a conselheira do Conselho Federal de Engenharia, Agricultura e Agronomia (Confea), Iracy Silvano; o presidente do Instituto de Engenharia e Avaliação e Perícia do DF (Ibape-DF), Urubatan Barros; vários conselheiros federais do Confea, 25 conselheiros regionais do Crea, 26 presidentes de entidades regionais, 10 presidentes de entidades nacionais, o presidente da OEAA Nacional, 52 vices-presidentes da OEAA, o presidente nacional do Forum de Altos Estudos e diversas outras autoridades.
Fotógrafo Erivelton Viana
quarta-feira, 10 de dezembro de 2008
Premiação do concurso de redação do Crea-Jovem será nesta quinta-feira dia 11/12/2008.
domingo, 7 de dezembro de 2008
Novo presidente do Crea-DF toma posse nesta quarta-feira.
Brasília, 08 de dezembro - Toma posse nesta quarta-feira (10/12), às 18h30, o novo presidente do Crea-DF (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Distrito Federal), Francisco Machado.
Eleito para o triênio 2009-2011, Machado venceu as eleições com 481 votos, contra 466 da atual presidente do Crea-DF, Lia Sá. A posse institucional será realizada no auditório do Crea-DF, que fica na 901 sul. A posse administrativa será a partir de 02/01/2009.
Entre as metas de Machado, estão a implementação do código de ética da categoria e a integração da sociedade às ações da entidade. "Queremos aproximar as 12 entidades classistas e sindicais da cidade além de fazer parcerias com a própria sociedade", destaca.
Antes mesmo de assumir, Machado reuniu-se com diversos profissionais para dar andamento a dois projetos de sua futura gestão: a criação do Crea-Jovem e do Crea-Sênior – grupos de trabalho que terão como missão tornar os profissionais, jovens e experientes, vozes ativas no Conselho. Chamado de banco de inteligência, o Crea-Sênior já reúne mais de 100 profissionais com ampla experiência no mercado, acima dos 50 anos de idade.
Outro ponto a ser priorizado em sua gestão é a integração entre o Crea-DF e o Ministério da Educação para melhorar a qualidade do ensino, estimulando a educação continuada. "Trabalharemos ainda a valorização dos funcionários, buscaremos acabar com a burocracia e as filas no Crea, implementando o 2º turno. Queremos implementar a modernidade, com uma gestão segura e de excelência", explica.
Currículo
Francisco Machado, 60 anos, é engenheiro mecânico e de segurança no trabalho. Fundador e presidente da Associação Ibero-Americana de Engenharia de Segurança no Trabalho e da Associação Nacional de Engenharia de Segurança no Trabalho (ANEST). Trabalhou na Companhia Energética de Brasília (CEB), Cimento Tocantins, Volkswagen do Brasil. Foi consultor da Câmara Americana de Comércio e da Organização Internacional do Trabalho (OIT). É ex-conselheiro Regional e Federal. Em 2008, exerceu o cargo de presidente nacional da ONG/OSCIP para a valorização do trabalho da Engenharia, da Arquitetura e da Agronomia (OEAA).
Serviço:
Posse do novo presidente do Crea-DF, Francisco Machado
Local: SGAS 901 - Conjunto D
Horário: 18h30
(61) 3961-2800 e Fax: (61) 3321-1581.
domingo, 30 de novembro de 2008
OEAA realizou na segunda-feira (01º/12) eleição e posse de seu presidente e da sua diretoria.
1° Vice Presidente Nacional: Engº Nilson Martorelli
sexta-feira, 28 de novembro de 2008
Posse instituicional do presidente eleito do CREA-DF Engenheiro Francisco Machado.
domingo, 16 de novembro de 2008
Edital de Convocação
1- Indicação de novos membros do Conselho de Administração, em substituição aos casos de vacância (Artigo 26);
2- Eleger os membros da Diretoria da OEAA-Seção DF (mandato 04.12.08 a 03.12.2010);
3- Eleger os membros do Conselho Fiscal da OEAA-DF (mandato 04.12.08 a 03.12.2010);
4- Aprovação de data da 1ª Reunião do Conselho de Administração (primeiro trimestre de 2009, conforme determina o Artigo 28 do Estatuto), em 04.03.2009, para:
a) Manifestar-se sobre a Programação Anual da Diretoria da OEAA-DF;
b) Manifestar-se sobre as contas e balanços de 2008;
c) Manifestar-se sobre o orçamento de 2009;
d) Renovar as filiações anuais obedecendo à anuidade aprovada pela OEAA Nacional.
Bsb 30.10.2008
Pres. do Conselho de Administração da OEAA – Seção DF
Edital de Convocação
Ficam convocados, por meio deste, os membros do Conselho de Administração da OEAA Nacional para participar da última Reunião Plenária de 2008, que antecede a Assembléia Geral da OEAA Nacional, conforme determinam os Artigos 26, 27 e 28 do Estatuto, no dia 01.12.08, às 15 horas, em 1ª convocação, e às 15h30min, em 2ª e última convocação, com qualquer número, na W3 Norte 516, Edif. Inácio de Lima Ferreira, 3º andar, para deliberar os seguintes itens da pauta (ordem do dia):
1- Indicação de novos membros do Conselho de Administração, em substituição aos casos de vacância (Artigo 26);
2- Eleger os membros da Diretoria da OEAA Nacional (mandato 04.12.08 a 03.12.2010) (Artigo 27);
3- Eleger os membros do Conselho Fiscal da OEAA Nacional; (mandato 04.12.08 a 03.12.2010) (Artigo 27);
4- Aprovar a data da 1ª Reunião de 2009, no primeiro trimestre, conforme determina o Artigo 28 do Estatuto, em 03.03.2009, para:
- Manifestar-se sobre a programação anual da Diretoria (Relatório Anual);
- Manifestar-se sobre as contas e balanços de 2008;
- Manifestar-se sobre o orçamento de 2009;
- Aprovar valores da anuidade dos associados das OEAA – Seções Estaduais (contribuição);
Bsb 30.10.2008
Engº Francisco Machado da Silva
Edital de Convocação
1- Alteração do Estatuto (Artigo 17);
2- Destituir e homologar membros do Conselho de Administração (casos de vacância), (Artigos 17 e 26);
3- Examinar e apurar as constas dos administradores de 2008, bem como as demonstrações financeiras, relatório anual e balanço contábil de 2008, apresentados pelo Conselho de Administração, com o parecer do Conselho Fiscal (Artigo 18);
4- Apreciar e aprovar a proposta de programação de 2009 e o orçamento de 2009, apresentados pelo Conselho de Administração (Artigo 18);
5- Eleição do Presidente do Conselho de Administração (Artigo 25).
Arq. Abílio Fabbri
Edital de Convocação
1.Alteração do Estatuto (Artigo 17);
2.Destituir e homologar membros do Conselho de Administração (casos de vacância), (Artigos 17 e 26);
3.Examinar e apurar as contas dos administradores de 2008, bem como as demonstrações financeiras, relatório anual e balanço contábil de 2008, apresentados pelo Conselho de Administração, com o parecer do Conselho Fiscal (Artigo 18);
4.Apreciar e aprovar a proposta de programação de 2009 e o orçamento de 2009, apresentados pelo Conselho de Administração (Artigo 18);
5.Eleição do Presidente do Conselho de Administração (Artigo 25);
6.Eleição do Presidente do Forum Nacional de Articulação Política de Altos Estudos – FNAPAE;
7.Eleição do Presidente da Academia Tecnológica de Artes do Brasil – ATAB, bem como da ATAB-Seção DF, ATAB - Seção PE, ATAB - Seção SC;
8.Eleição do Presidente de Honra da OEAA Nacional.
Engº Francisco Machado daSilva
Pres. do Conselho de Administração da OEAA Nacional
quarta-feira, 12 de novembro de 2008
Convite palestra "Revolução da Educação no Brasil – Como fazer", Senador Cristovam Buarque.
A Organização Nacional pela Valorização da Engenharia, da Arquitetura e da Agronomia – OEAA, por meio do Fórum Nacional de Articulação Política de Altos Estudos - FNAPAE, com o apoio das entidades abaixo relacionadas, tem a honra de convidar Vossa Senhoria, para participar da palestra sobre o tema : "Revolução da Educação no Brasil – Como fazer", a ser proferida pelo Excelentíssimo Senhor Senador da República Federativa do Brasil – Engenheiro Cristovam Buarque. O evento será realizado no dia 26 de novembro de 2008, no Auditório do CONFEA, localizado na W3 Norte Quadra 508, em Brasília – DF, com início às 18:30 horas. A palestra terá duração de 30 min. com mais 30 min. para debates.
Presidente da OEAA Nacional
Arqº ABÍLIO FABBRI
Presidente da OEAA-DF
Eng° DILSON CARLOS REHEM
Presidente do FNAPAE
Liga da Defesa Nacional - LDN
Clube de Engenharia de Brasília - CENB
Instituto Brasileiro de Engenharia - IBE
Instituto de Engenharia de Avaliação e Perícia - IBAPE
Associação de Engenheiros Agrônomos do Distrito Federal - AEA/DF
Associação Brasileira de Engenheiros Eletricistas do Distrito Federal - ABEE/DF
Associação Nacional de Engenheiros de Segurança do Trabalho - ANEST
Associação Iberoamericana de Engenheiros de Segurança do Trabalho - AIEST
Associação Nacional de Docentes dos Cursos de Engenharia de Segurança do Trabalho - ANDES
Associação Brasiliense de Engenheiros de Segurança do Trabalho - ABRAEST
Associação Brasiliense de Meteorologia – ABMT
Associação Brasileira de Iluminação – ABIL
Associação dos Engenheiros Florestais do Distrito Federal - AEF/DF
Instituto do Conhecimento e Ciências Aplicadas – ICPA
Associação Brasiliense dos Técnicos de Nível Médio do Distrito Federal – ABRATEC/DF
quinta-feira, 16 de outubro de 2008
Enquete sobre os principais desafios que devem merecer prioridade por parte do Presidente do CREA-DF(2009-2011).
Sua participação é fundamental para construímos um “NOVO CREA” para todos, bem como implementarmos mudanças fundamentais no quadro atual, aproximado a autarquia pública dos profissionais a sociedade brasileira.
Eng° Francisco Machado
Presidente da OEAA Nacional
Presidente Eleito CREA-DF(2009-2011)
A ENQUETE POSSUI COMO DATA LIMITE PARA ACEITAÇÃO DE VOTOS: 20/12/2008
PARA VOTAR, FAZER COMENTÁRIOS, RECOMENDAR, ACOMPANHAR E VERIFICAR OS RESULTADOS PARCIAIS ACESSE O ENDEREÇO:
http://www.enquetes.com.br/popenquete.asp?id=824012
segunda-feira, 13 de outubro de 2008
ENERGIA – O desafio do Século 21
CONVITE
Presidente da OEAA Nacional
Arq. ABÍLIO FABBRI
Presidente da OEAA-DF
Eng° DILSON CARLOS REHEM
Presidente do FNAPAE
Eng° ANTÔNIO DE PÁDUA LOURES PEREIRA
Diretor Nacional de Relações Institucionais da OEAA
quarta-feira, 8 de outubro de 2008
Frente Parlamentar
Engenharia, Arquitetura e Agronomia:
No dia 24.09.08, às 19 horas, na Câmara Legislativa do DF, instalou-se a 1ª Frente Parlamentar, em epígrafe, no país, no âmbito da engenharia, a nível Estadual/Distrital, comparecendo as lideranças de todo o Sistema Profissional, bem como parlamentares, autoridades e mídia.
O presidente da Mesa Diretora dos trabalhos, Dep. Leonardo Prudente, que é geólogo, deu início aos trabalhos, passando a palavra ao Dep. Roney Nemer, que é arquiteto, e que saudou as autoridades presentes na Mesa: presidente Nacional da OEAA – Organização Nacional pela Valorização da Engenharia, Arquitetura e Agronomia, Engº Francisco Machado da Silva; Presidente do Crea-DF, Engª Lia de Sá; representando as Entidades de classe, Engº José Batista; representando o pres. do Confea, Engº Carlos Alonso; pres. do Senge-DF e do Sindicato dos Arquitetos e da Superintendente do SLU, Engª Fátima Có.
Fazendo uso da palavra, o Dep. Roney Nemer agradeceu a presença de todos e parabenizou à OEAA pela iniciativa de propor a criação da Frente Parlamentar pela Engenharia, que teve pronta acolhida na Câmara Legislativa do DF, que abraçou essa causa justa e relevante, que ora é instalada.
Fazendo uso da palavra o Presidente Nacional da OEAA, engº Francisco Machado citou que a OEAA foi criada em dez/2006, há dois anos atrás, e é uma ONG/OSCIP com registro no Ministério da Justiça, criada nos moldes da OAB, sendo apartidária, independente e federativa, com 27 OEAA-Seções Estaduais. Citou que a OAB é o único Conselho Profissional que não é autarquia pública, por isso não está "engessada", podendo fazer gestões e articulações nos 3 Poderes e na sociedade, de forma livre, mas responsável, tais como: "As Diretas já"; a "Constituinte" e o "Processo de Impeachment" ocorridos com sucesso nas décadas de 80 e 90, a serviço da sociedade. Com esse espírito nasceu a OEAA, para elaborar e implementar ações, programas, projetos e políticas públicas de valorização profissional de EAA, nos 3 Poderes e na sociedade, promovendo o desenvolvimento nacional sustentável, resgatando o princípio de que não se constrói uma nação sem planejamento e engenharia.
A seguir, fizeram uso da palavra as autoridades presentes, levantando pontos e propostas relevantes, que foram entregues ao Dep. Leonardo Prudente, para constar na Ata de Instalação da Frente Parlamentar.
O Sr. Presidente da Mesa Diretora dos trabalhos deixou a palavra livre para a indicação da Diretoria da Frente Parlamentar pela Engenharia. O Pres. Nacional da OEAA indicou o Dep. Roney Nemer para presidir a Frente, bem como indicou o Dep. Leonardo Prudente para ser o vice-presidente, e como Membros os 15 (quinze) Deputados Distritais que preencheram e assinaram a Adesão pertinente.
Após, foram aclamados os referidos nomes, com aplausos e aprovação, sendo instalada a Frente.
A seguir, o Dep. Leonardo Prudente propôs a 1ª Audiência Pública da Frente Parlamentar pela Engenharia, dia 10.11, às 19 horas, no Plenário da Câmara, para discutir a "Engenharia e Arquitetura Públicas – Moradia Popular e Digna", que foi aprovada por unanimidade.
O Dep. Roney Nemer disse que caberá ao Crea-DF, à OEAA e às Entidades de Classe, a permanente vigilância e demanda de Projetos de Leis de Políticas Públicas de EAA, visando otimizar e dinamizar os trabalhos da Frente em defesa da sociedade. Disse que o Sistema Confea/Crea, que tem cerca de 1.000.000 (um milhão) de profissionais registrados nos 27 Crea`s, no Brasil, que com 70% do PIB do país, com as atividades de EAA, sendo o maior Conselho Profissional do mundo, tem o dever de estudar e propor ações nos âmbitos do Executivo e Legislativo, nas áreas de transporte, energia, abastecimento, habitação, ordenamento territorial, agronegócio, segurança alimentar, agricultura familiar, plano diretor, estatuto das cidades, saneamento, abastecimento de água, nanotecnologia, meio ambiente e mudanças climáticas, desmatamento, entre outros, visando o desenvolvimento nacional sustentável. O país não se constrói sem a engenharia, arquitetura e agronomia.
Finalizando, o Dep. Leonardo Prudente agradeceu a todos e disse que é preciso resgatar a cultura do planejamento público no DF e Nação, e isto se faz com a engenharia. Somente uma sociedade organizada poderá ser a guardiã da estabilidade social, profissional e econômica, justiça e paz social, democracia e prosperidade.
Associe-se à OEAA - Preencha a ficha de associado e deposite a anuidade de R$5,00 no Banco Bradesco no DF Ag. nº1228-9, Conta corrente nº 0059081-9.
Objetivos: É uma organização nacional sem fins lucrativos (ONG) apartidária independente, criada para desenvolver ações de valorização, informação, capacitação e comunicação junto aos profissionais, estudantes de ensino e classe e empresas abrangidas pelo sistema Confea/Crea/Mútua, visando a participação dos mesmos nos destinos de nossas profissões, da área tecnológica no País, bem como interagir na sociedade pela realização de ações e eventos de interesse social e humano, sem vinculação política-partidária e/ou religiosa, buscando sempre parceiros e apoio institucional com entidades públicas e privadas, acrescentando qualidade e solidariedade.
Missão: Capacitar e estimular os profissionais associados à OEAA, a participarem dos processos eleitorais das entidades bem como do Sistema Confea/Crea/Mútua, visando a ética, valorização e responsabilidade profissional, legitimando e dando credibilidade ao processo, buscando sempre o princípio da participação democrática, justa e igualitária de todas as modalidades e níveis, sem privilegiar o corporativismo, enaltecendo e priorizando os anseios dos profissionais e da sociedade de forma solidária e voluntária, para atingir os objetivos intrínsecos e precípuos da OEAA.