quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Frente Parlamentar

Instalação da Frente Parlamentar Distrital pela
Engenharia, Arquitetura e Agronomia:


No dia 24.09.08, às 19 horas, na Câmara Legislativa do DF, instalou-se a 1ª Frente Parlamentar, em epígrafe, no país, no âmbito da engenharia, a nível Estadual/Distrital, comparecendo as lideranças de todo o Sistema Profissional, bem como parlamentares, autoridades e mídia.
O presidente da Mesa Diretora dos trabalhos, Dep. Leonardo Prudente, que é geólogo, deu início aos trabalhos, passando a palavra ao Dep. Roney Nemer, que é arquiteto, e que saudou as autoridades presentes na Mesa: presidente Nacional da OEAA – Organização Nacional pela Valorização da Engenharia, Arquitetura e Agronomia, Engº Francisco Machado da Silva; Presidente do Crea-DF, Engª Lia de Sá; representando as Entidades de classe, Engº José Batista; representando o pres. do Confea, Engº Carlos Alonso; pres. do Senge-DF e do Sindicato dos Arquitetos e da Superintendente do SLU, Engª Fátima Có.
Fazendo uso da palavra, o Dep. Roney Nemer agradeceu a presença de todos e parabenizou à OEAA pela iniciativa de propor a criação da Frente Parlamentar pela Engenharia, que teve pronta acolhida na Câmara Legislativa do DF, que abraçou essa causa justa e relevante, que ora é instalada.
Fazendo uso da palavra o Presidente Nacional da OEAA, engº Francisco Machado citou que a OEAA foi criada em dez/2006, há dois anos atrás, e é uma ONG/OSCIP com registro no Ministério da Justiça, criada nos moldes da OAB, sendo apartidária, independente e federativa, com 27 OEAA-Seções Estaduais. Citou que a OAB é o único Conselho Profissional que não é autarquia pública, por isso não está "engessada", podendo fazer gestões e articulações nos 3 Poderes e na sociedade, de forma livre, mas responsável, tais como: "As Diretas já"; a "Constituinte" e o "Processo de Impeachment" ocorridos com sucesso nas décadas de 80 e 90, a serviço da sociedade. Com esse espírito nasceu a OEAA, para elaborar e implementar ações, programas, projetos e políticas públicas de valorização profissional de EAA, nos 3 Poderes e na sociedade, promovendo o desenvolvimento nacional sustentável, resgatando o princípio de que não se constrói uma nação sem planejamento e engenharia.
A seguir, fizeram uso da palavra as autoridades presentes, levantando pontos e propostas relevantes, que foram entregues ao Dep. Leonardo Prudente, para constar na Ata de Instalação da Frente Parlamentar.
O Sr. Presidente da Mesa Diretora dos trabalhos deixou a palavra livre para a indicação da Diretoria da Frente Parlamentar pela Engenharia. O Pres. Nacional da OEAA indicou o Dep. Roney Nemer para presidir a Frente, bem como indicou o Dep. Leonardo Prudente para ser o vice-presidente, e como Membros os 15 (quinze) Deputados Distritais que preencheram e assinaram a Adesão pertinente.
Após, foram aclamados os referidos nomes, com aplausos e aprovação, sendo instalada a Frente.
A seguir, o Dep. Leonardo Prudente propôs a 1ª Audiência Pública da Frente Parlamentar pela Engenharia, dia 10.11, às 19 horas, no Plenário da Câmara, para discutir a "Engenharia e Arquitetura Públicas – Moradia Popular e Digna", que foi aprovada por unanimidade.
O Dep. Roney Nemer disse que caberá ao Crea-DF, à OEAA e às Entidades de Classe, a permanente vigilância e demanda de Projetos de Leis de Políticas Públicas de EAA, visando otimizar e dinamizar os trabalhos da Frente em defesa da sociedade. Disse que o Sistema Confea/Crea, que tem cerca de 1.000.000 (um milhão) de profissionais registrados nos 27 Crea`s, no Brasil, que com 70% do PIB do país, com as atividades de EAA, sendo o maior Conselho Profissional do mundo, tem o dever de estudar e propor ações nos âmbitos do Executivo e Legislativo, nas áreas de transporte, energia, abastecimento, habitação, ordenamento territorial, agronegócio, segurança alimentar, agricultura familiar, plano diretor, estatuto das cidades, saneamento, abastecimento de água, nanotecnologia, meio ambiente e mudanças climáticas, desmatamento, entre outros, visando o desenvolvimento nacional sustentável. O país não se constrói sem a engenharia, arquitetura e agronomia.
Finalizando, o Dep. Leonardo Prudente agradeceu a todos e disse que é preciso resgatar a cultura do planejamento público no DF e Nação, e isto se faz com a engenharia. Somente uma sociedade organizada poderá ser a guardiã da estabilidade social, profissional e econômica, justiça e paz social, democracia e prosperidade.

3 comentários:

Raimundo Tadeu disse...

Prezado Gallina,
Parabéns pela iniciativa! Vida longa ao blog e que seja um catalizador da área.
Abraços do
Tadeu

Anônimo disse...

Parabens para todo o pessoal que está trabalhando por este objetivo de por em alto o aporte de todos os engenheiros e arquitetos que lutam pelo desenvolvimento econômico y social de todas as comunidades do Brasil. Parabens pela ideia da "Frente Parlamentar" ja que incentiva o empurre hacia a solução de um dos mais críticos problema das comunidades carentes de moradia, especialmente para o engenheiro Francisco Machado Presidente eleito do Crea-DF, pela sua tenacidade y trabalho na organização destas atividades. Longos anos à espera de soluções sustentáveis de moradias de interesse social. Longos anos à espera de um programa massivo de produção de casas para usar eficientemente a tecnologia do Mutirão, fator definitivo na solução habitacional de interesse para aa comunidades sem teto digno, perdurável e definitivo. Vamos a presentar essa tecnologia para concretizar a solução definitiva da CASA PRÓPRIA. Abraços do Henry López Morantes Eng. Civil.

HENRY LÓPEZ MORANTES disse...

Prezado Gallina,
Parabenizo a Vossa Senhoria pelo trabalho excecutado nas diferentes etapas para conseguir a intalação da Frente Parlamentar na audiência pública a celebrar-se no próximo 10 de novembro de 2008 na Câmara Legislativa do Distrito Federal em Brasília, ademais de pedir sua colaboração e assessoria na realização de dito evento.
Atenciosamente,
Henry López Morantes.