quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Novo presidente do Crea-DF quer participação dos profissionais e da sociedade.


Brasília, 10 de dezembro – O novo presidente do Crea-DF (Conselho Regional de Engenharia, Agricultura e Agronomia do Distrito Federal), Francisco Machado, tomou posse nesta quarta-feira, ressaltando a importância da categoria para a economia brasileira e local. "Nós da tecnologia produzimos 70% do PIB [Produto Interno Bruto] brasileiro. O Distrito Federal tem o maior PIB per capita do Brasil, maior do que São Paulo. É o maior canteiro de obras da América Latina", afirmou.

Segundo ele, mesmo a categoria sendo responsável pelas obras do país, a população não reconhece o papel desses profissionais na sociedade. "Nós temos 40 mil profissionais no DF, apenas 20 mil registrados, 11 mil estão em dia, nove mil estão inadimplentes, e 1200 vieram votar. Os profissionais estão fora do Sistema", afirmou, referindo-se à eleição do Conselho Regional.

Para Machado, por ser uma autarquia pública, além de fiscalizar, o Crea-DF deve voltar seus empreendimentos à sociedade. "Eu construirei meu projeto em cima de cinco pilares: ética, juventude, ensino, profissionais e sociedade", destacou.

Ele informou ainda que a partir do dia 2 de janeiro, a entidade deve funcionar de 8h às 18h para atendimento ao público. "Queremos modernizar e desburocratizar as atividades do Crea. A argamassa da minha gestão será trabalho; qualidade, com gestão administrativa de excelência; e economia, com planejamento e controle".

Participaram da solenidade de posse, o deputado distrital e o presidente da Frente Parlamentar pela Engenharia do DF, arquiteto Roney Nemer; o deputado distrital Chico Leite; o presidente do Clube de Engenharia de Brasileira (Cenb) e da Federação Brasileira das Associações de Engenheiros (Febrae), Carlos Roberto Moura; o presidente da Mútua, Ângelo da Costa Neto; a conselheira do Conselho Federal de Engenharia, Agricultura e Agronomia (Confea), Iracy Silvano; o presidente do Instituto de Engenharia e Avaliação e Perícia do DF (Ibape-DF), Urubatan Barros; vários conselheiros federais do Confea, 25 conselheiros regionais do Crea, 26 presidentes de entidades regionais, 10 presidentes de entidades nacionais, o presidente da OEAA Nacional, 52 vices-presidentes da OEAA, o presidente nacional do Forum de Altos Estudos e diversas outras autoridades.

Fotógrafo Erivelton Viana

Nenhum comentário: