quarta-feira, 22 de junho de 2011

O Simbolismo do Voto


O que é o Voto senão a expressão universal do indivíduo em manifestar sua vontade frente aos interesses coletivos?

No Sistema CONFEA/CREA o Voto de cada profissional, precisa representar a renovação e o fortalecimento do Sistema. Para que fosse assim os profissionais conquistaram importante vitória em 1991, quando pela Lei n° 8.195 ficou estabelecido que os Presidentes dos Conselhos Federal e Regionais de Engenharia, Arquitetura e Agronomia serão eleitos pelo voto direto e secreto dos profissionais. Assim, a cada eleição é tempo de comemorar e fazer jus a essa conquista, participando e influindo no processo eleitoral.

Neste ano de 2011 teremos eleições no Sistema CONFEA/CREA, devendo-se repetir que para o Sistema o Voto representa a renovação e o fortalecimento. Neste contexto, a nossa categoria deve beneficiar-se pela unidade das idéias e pelas propostas de políticas públicas, que pela representatividade das instituições poderão ser construídas e apresentadas no âmbito de governo, em todos os níveis.

Os profissionais do Sistema são capazes de construir grandes obras que dignificam a Engenharia brasileira, mas não conseguem estarem presentes em sua totalidade na hora de definir os destinos do Sistema CONFEA/CREA.

Reiteradamente, a cada eleição do Sistema comparecem com seu voto apenas 7% da categoria, não obstante a importância que cada profissional da Engenharia tem na condução dos desígnios das entidades de classe e do interesse que elas representam para o País. O Sistema será o que o conjunto da categoria quiser que seja. A proposta coletiva de construção de programas de ação na sociedade passa pela dedicação de cada profissional quer no serviço público, quer nas empresas privadas, patrões ou empregados. Todos precisam dar sua contribuição para o engrandecimento da classe.

O desinteresse da categoria acaba por reduzir o Sistema a apenas um Sistema cartorial, onde se consideram predominantemente os interesses arrecadatórios, distanciado cada vez mais do crescimento político que fortalece as instituições.

Os recursos arrecadados nos CREAs são proporcionais ao desenvolvimento da região, e isto está relacionado com as políticas públicas de desenvolvimento. Então isto se torna um dever nosso, de profissionais registrados no Sistema, de participar não somente do pagamento de anuidades, taxas e ARTs, mas participando intensamente da revitalização do seu CREA, do seu CONFEA, somando para a consolidação de grandes idéias.

Precisamos trabalhar as nossas instituições representativas, elas poderão nos oferecer grandes benefícios profissionais, nas áreas acadêmicas, operacionais e de gestão para o nosso progresso.

Caro colega engenheiro, técnico, arquiteto, agrônomo, meteorologista, geólogo, geógrafo e tecnólogo esse é o nosso desafio. Vamos participar ativamente com nosso voto da tomada de decisões do Sistema, ou estaremos cada vez mais distantes e dirigidos por minorias cada vez mais saturadas de seus interesses pequenos.

Vamos Colegas! Em 2011 praticar nosso voto.

José de Fátima da Silva

Vice-Presidente da OEAA Nacional


Nenhum comentário: