quinta-feira, 10 de setembro de 2009

INSTALADA FRENTE PARLAMENTAR NA CÂMARA DOS DEPUTADOS.




Exatamente um ano após a instalação da Frente Parlamentar da Engenharia, Arquitetura e Agronomia na Câmara Legislativa do DF, foi a vez de deputados consolidarem a criação da Frente na Câmara dos Deputados. A cerimônia ocorreu no último dia 3 de setembro, no Plenário 1, do Anexo II (Ala das Comissões), na Câmara dos Deputados. A institucionalização da Frente foi presidida pelo deputado e engenheiro Tadeu Filippelli (PMDB-DF) e contou com presença do presidente Organização Nacional pela Valorização da Engenharia, da Arquitetura e da Agronomia - OEAA, Engº Antônio de Pádua Loures Pereira e de 18 deputados federais com a participação de vários engenheiros, arquitetos e agrônomos.

Tadeu Filippelli destacou durante a sessão de instalação, a importância a Frente Parlamentar proposta pela OEAA, que terá uma capacidade técnica-científica de contribuir de uma maneira mais ativa para os temas relacionados como por exemplo, infra-estrutura. “Quem fala pelas grandes áreas e interesses da sociedade em geral são as frentes parlamentares”, enfatizou Filippelli. De acordo com o deputado Filippelli o avanço do país nos últimos anos criou condições para uma maior participação do setor privado no esforço nacional de desenvolvimento tecnológico e inovação, o que garante uma inestimável agregação de valor a nossos produtos e serviços.

Para o deputado Félix Mendonça (DEM - BA), é inimaginável o avanço das engenharias e áreas afins nos últimos 40 anos. Engenheiro e construtor Mendonça enfatizou a crescente densidade tecnológica e capacitação profissional que prosperam, lado a lado, para o benefício da competitividade e da própria economia brasileira. Já o deputado paulista Jorge Tadeu Mudalen (DEM - SP), frisou a importância do uso da engenharia na transformação do país. “Me parece ser de importância central para assegurar melhorias à sociedade, as atividades da Frente Parlamentar”, garantiu Mudalen.

No entender do deputado Pedro Fernandes (PTB-MA) a Frente Parlamentar será essencial também para fortalecer o diálogo entre parlamentares e profissionais da área. “Reconheço como engenheiro há 35 anos que essa interação praticamente inexiste. Através da Frente queremos revigorar esse diálogo através de reuniões e debates”, observou Fernandes. O engenheiro agrônomo e deputado por Minas Gerais, Aelton José de Freitas (PR-MG) parabenizou a iniciativa da OEAA e dos colegas que integram a Frente. “Tenho certeza de que ainda temos muito a realizar. Mas, modestamente, num cenário global, já podemos contabilizar avanços importantes em nossa área, que nos animam a poder enfrentar nas próximas décadas, desafios maiores”, disse Freitas que foi ex-presidente da Emater.

Mesmo não sendo da área, o deputado Pedro Wilson Guimarães (PT-GO) que é professor universitário e sociólogo, fez questão de integrar a Frente Parlamentar. O deputado defendeu a instalação da Frente como forma de evitar o mau uso de recursos nas áreas e chamar as universidades para debater sobre mercado e profissões. “Sabemos a paralisação de obras é uma afronta aos recursos públicos e os atrasos encarecem muito as obras. Com a criação da Frente estaremos mais atentos a esses problemas”, assegurou Pedro Wilson.

De acordo com presidente da Organização Nacional pela Valorização da Engenharia, da Arquitetura e da Agronomia - OEAA, Engº Antônio de Pádua Loures Pereira, os objetivos da instituição estão sendo bem aceitos pelos parlamentares. Estão criadas Frentes Parlamentares na Câmara dos Deputados e Câmara Distrital (DF). “Por sua constituição, a OEAA representa uma revolução e uma grande surpresa no conceito de associação profissional. A OEAA tem como objetivo e diretrizes a maior rede de profissional da área tecnológica da América Latina’, observa Pádua.

Imprensa: Caius Lucilius

Nenhum comentário: