segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

OEAA: resultados da enquete serão utilizados na nova gestão do CREA-DF.

Brasília, 16 de fevereiro - Durante três meses, enquete elaborada pela Organização Nacional pela Valorização da Engenharia, Arquitetura e Agronomia (OEAA) colheu dados importantes entre os profissionais do Distrito Federal que foram repassados ao novo presidente do CREA-DF, Francisco Machado – eleito para o triênio 2009-2011.

"A enquete foi criada quando Machado ainda era presidente da OEAA. Nosso objetivo foi de balizar as ações dele à frente do CREA, caso fosse eleito. Felizmente, a OEAA apesar de ter sido criada recentemente, conseguiu colocar à frente de uma entidade importante um representante com ideal de valorização da categoria", lembra o Eng° Rubens Gallina, diretor de comunicação da Organização.

Assumiu a direção da OEAA Nacional o Eng° Antônio de Pádua Loures Pereira, para o mandato 2009/2010, com o compromisso de dar continuidade aos trabalhos iniciados por Machado. Simultaneamente, assumiu a direção da OEAA-DF o Eng° Heliomar Abreu Rosa, anteriormente dirigida pelo Arq° Abílio Fabri Abrahão.

Postada no blog da organização (http://blogdaoeaa.blogspot.com/), a enquete contou com a participação de mais de 200 profissionais. Cada participante escolheu sete opções das 23 sugeridas, cada uma representando prioridades para a nova gestão do Conselho.

Fiscalizar o exercício ilegal da profissão e irregularidades citadas no Sistema CONFEA/CREA é o que os profissionais esperam por melhorias na nova gestão.

O presidente do CREA-DF, Eng° Francisco Machado, conta que os resultados da enquete já estão sendo utilizados na elaboração do plano de gestão da entidade. "Quero trabalhar para sanar todas as reivindicações da enquete. O objetivo da minha gestão é valorizar o profissional e aproximá-lo da sociedade", afirma.

Uma das medidas já adotadas por Machado foi a ampliação do horário de atendimento da entidade, indo ao encontro das prioridades apontadas pela enquete. Entre elas: informatização de todos os processos e procedimentos administrativos, moralização da ética profissional, o estímulo à educação continuada (presencial e à distância) em convênio com entidades de classe e universidades.

O planejamento da fiscalização dos condomínios irregulares do Distrito Federal também está entre as prioridades apontadas pela enquete. "É importante estar a par dos anseios da classe. Há muito que se fazer. E o tempo de mudanças chegou. Nada mais forte do que uma idéia cujo tempo chegou", ressalta Machado.

Confira as sete prioridades apontadas pela enquete:
1) Fiscalizar exercício ilegal da profissão e irregularidades citadas no Sistema CONFEA /CREA;
2) priorizar a fiscalização do salário mínimo profissional, em parceria com os sindicatos;
3) informatizar todos os processos e procedimentos administrativos;
4) moralizar a "ética profissional";
5) ativar educação continuada (presencial e à distância), em convênio com as entidades de classe e universidades;
6) implementar comunicação virtual e moderna, site, boletins eletrônicos e programas em rádios;
7) planejar fiscalização nos 560 condomínios do DF, bem como nos concursos públicos do GDF e governo federal.

Imprensa: Allana Albuquerque (61) 9288-9588

Nenhum comentário: