sábado, 13 de dezembro de 2008

I Concurso de Redação do Crea-Jovem marca comemoração do Dia do Engenheiro e do Arquiteto.



Brasília, 12 de dezembro – O Dia do Engenheiro e do Arquiteto foi comemorado com a participação de mais de 500 profissionais na premiação do I Concurso de Redação promovido pela Organização Nacional pela Valorização da Engenharia, Agricultura e Agronomia (OEAA) e organizado pelo Crea-Jovem – entidade criada com o intuito de fortalecer a participação dos jovens trabalhadores e universitários junto ao Conselho Regional de Engenharia, Agricultura e Agronomia do Distrito Federal (Crea-DF). O evento teve o apoio ainda do Clube de Engenharia de Brasília (Cenb).

Idealizado pelo novo presidente do Crea-DF, Francisco Machado, o concurso marca o começo da participação jovens em sua gestão que inicia no dia 2 de janeiro de 2009. "Para nós a juventude é a alavancagem do Sistema Crea/Confea. Porque a energia cinética está com eles, já a energia potencial está com os veteranos. Temos que juntar a energia potencial com a energia cinética. É a juventude que vai oxigenar o Sistema", explicou.

Para Hélio Gomes, presidente do Crea-Jovem , com a posse do novo presidente do Crea-DF os jovens terão acesso as decisões da entidade. "Eu vejo hoje como um tempo de celebração da perspectiva de uma nova gestão que já sinaliza para uma aproximação da instituição Crea com os jovens da área de tecnologia", afirmou.

Segundo Gomes, atualmente, o Crea-Jovem já conta com mais de 400 fichas de inscrição e uma diretoria composta por 20 jovens.

Premiação

Universitário do 7º semestre do curso de Engenharia Civil, Thiago D. Alvarenga Camelo, 21 anos, foi o vencedor do I Concurso de Redação organizado pelo Crea-Jovem. Com título "Herói Anômino", a redação do estudante descreve o que é ser engenheiro.

"Ser engenheiro é realizar sonhos", escreveu Camelo. Sonhos que são concretizados, mas que, infelizmente, não reconhecem o papel do profissional engenheiro. "Responsável por obras gigantescas e importantes, o engenheiro, muitas vezes, não tem o devido reconhecimento da sociedade ou até mesmo dos órgãos competentes de engenharia", destacou durante o evento de premiação.

Ele ressaltou ainda a importância da criação do Crea-Jovem. "Estando mais próximo do Crea, a gente aprende melhor, isso é importante para a formação do engenheiro, principalmente, no mercado de trabalho". O estudante recebeu um notebook como prêmio.

Fotógrafo Erivelton Viana.

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Novo presidente do Crea-DF quer participação dos profissionais e da sociedade.


Brasília, 10 de dezembro – O novo presidente do Crea-DF (Conselho Regional de Engenharia, Agricultura e Agronomia do Distrito Federal), Francisco Machado, tomou posse nesta quarta-feira, ressaltando a importância da categoria para a economia brasileira e local. "Nós da tecnologia produzimos 70% do PIB [Produto Interno Bruto] brasileiro. O Distrito Federal tem o maior PIB per capita do Brasil, maior do que São Paulo. É o maior canteiro de obras da América Latina", afirmou.

Segundo ele, mesmo a categoria sendo responsável pelas obras do país, a população não reconhece o papel desses profissionais na sociedade. "Nós temos 40 mil profissionais no DF, apenas 20 mil registrados, 11 mil estão em dia, nove mil estão inadimplentes, e 1200 vieram votar. Os profissionais estão fora do Sistema", afirmou, referindo-se à eleição do Conselho Regional.

Para Machado, por ser uma autarquia pública, além de fiscalizar, o Crea-DF deve voltar seus empreendimentos à sociedade. "Eu construirei meu projeto em cima de cinco pilares: ética, juventude, ensino, profissionais e sociedade", destacou.

Ele informou ainda que a partir do dia 2 de janeiro, a entidade deve funcionar de 8h às 18h para atendimento ao público. "Queremos modernizar e desburocratizar as atividades do Crea. A argamassa da minha gestão será trabalho; qualidade, com gestão administrativa de excelência; e economia, com planejamento e controle".

Participaram da solenidade de posse, o deputado distrital e o presidente da Frente Parlamentar pela Engenharia do DF, arquiteto Roney Nemer; o deputado distrital Chico Leite; o presidente do Clube de Engenharia de Brasileira (Cenb) e da Federação Brasileira das Associações de Engenheiros (Febrae), Carlos Roberto Moura; o presidente da Mútua, Ângelo da Costa Neto; a conselheira do Conselho Federal de Engenharia, Agricultura e Agronomia (Confea), Iracy Silvano; o presidente do Instituto de Engenharia e Avaliação e Perícia do DF (Ibape-DF), Urubatan Barros; vários conselheiros federais do Confea, 25 conselheiros regionais do Crea, 26 presidentes de entidades regionais, 10 presidentes de entidades nacionais, o presidente da OEAA Nacional, 52 vices-presidentes da OEAA, o presidente nacional do Forum de Altos Estudos e diversas outras autoridades.

Fotógrafo Erivelton Viana

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Premiação do concurso de redação do Crea-Jovem será nesta quinta-feira dia 11/12/2008.

O vencedor do concurso de redação do Crea-Jovem será divulgado nesta quinta-feira, 11 de dezembro, em solenidade que acontecerá na Churrascaria Potência do Sul. O evento marcará ainda comemoração do Dia do Engenheiro.

O jantar é uma promoção da Organização Nacional pela Valorização da Engenharia, Arquitetura e Agronomia (OEAA) e do Clube de Engenharia de Brasília (Cenb).

domingo, 7 de dezembro de 2008

Novo presidente do Crea-DF toma posse nesta quarta-feira.


Brasília, 08 de dezembro - Toma posse nesta quarta-feira (10/12), às 18h30, o novo presidente do Crea-DF (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Distrito Federal), Francisco Machado.


Eleito para o triênio 2009-2011, Machado venceu as eleições com 481 votos, contra 466 da atual presidente do Crea-DF, Lia Sá. A posse institucional será realizada no auditório do Crea-DF, que fica na 901 sul. A posse administrativa será a partir de 02/01/2009.


Entre as metas de Machado, estão a implementação do código de ética da categoria e a integração da sociedade às ações da entidade. "Queremos aproximar as 12 entidades classistas e sindicais da cidade além de fazer parcerias com a própria sociedade", destaca.


Antes mesmo de assumir, Machado reuniu-se com diversos profissionais para dar andamento a dois projetos de sua futura gestão: a criação do Crea-Jovem e do Crea-Sênior – grupos de trabalho que terão como missão tornar os profissionais, jovens e experientes, vozes ativas no Conselho. Chamado de banco de inteligência, o Crea-Sênior já reúne mais de 100 profissionais com ampla experiência no mercado, acima dos 50 anos de idade.


Outro ponto a ser priorizado em sua gestão é a integração entre o Crea-DF e o Ministério da Educação para melhorar a qualidade do ensino, estimulando a educação continuada. "Trabalharemos ainda a valorização dos funcionários, buscaremos acabar com a burocracia e as filas no Crea, implementando o 2º turno. Queremos implementar a modernidade, com uma gestão segura e de excelência", explica.


Currículo

Francisco Machado, 60 anos, é engenheiro mecânico e de segurança no trabalho. Fundador e presidente da Associação Ibero-Americana de Engenharia de Segurança no Trabalho e da Associação Nacional de Engenharia de Segurança no Trabalho (ANEST). Trabalhou na Companhia Energética de Brasília (CEB), Cimento Tocantins, Volkswagen do Brasil. Foi consultor da Câmara Americana de Comércio e da Organização Internacional do Trabalho (OIT). É ex-conselheiro Regional e Federal. Em 2008, exerceu o cargo de presidente nacional da ONG/OSCIP para a valorização do trabalho da Engenharia, da Arquitetura e da Agronomia (OEAA).


Serviço:

Posse do novo presidente do Crea-DF, Francisco Machado

Local: SGAS 901 - Conjunto D

Horário: 18h30

(61) 3961-2800 e Fax: (61) 3321-1581.